Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Minc acha ser possível atingir redução de 80% no desmatamento da Amazônia em 2010.

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comentou nesta terça-feira a queda de 50% no desmatamento da Amazônia entre agosto e novembro do ano passado.
Ele ficou tão empolgado com o resultado do Prodes (sistema de monitoramento por satélite da Amazônia), que cogitou a hipótese de o país atingir a meta de redução da destruição da Amazônia em 80% ainda este ano. O compromisso foi assumido em Copenhague e firmado em lei, mas coloca o ano de 2020 para chegar a esse patamar. Segundo Minc, o desmatamento na região, que no ano passado registrou o menor índice histórico, "está sob controle".

- Nós podemos dizer, pela primeira vez, que o desmatamento da Amazônia está sob controle.

Os dados foram divulgados nesta terça pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre agosto e novembro de 2008 o desmatamento foi de 2.239 quilômetros quadrados. Já no mesmo período de 2009 a área destruída caiu para 1.144 quilômetros quadrados. Os três estados que concentram o desmate, Pará, Mato Grosso e Rondônia, tiveram queda no período. Já o Amazonas que historicamente é um estado preservacionista, ficou em segundo lugar no ranking do desmatamento em outubro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEBATES