Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A natureza está dando o troco.


A história do nosso Brasil se confunde com um problema que milhares de pessoas estão vivendo nos mais variados lugares do país: a degradação ambiental. Mas o que teria a história a ver com isso? Desde que nosso multicolorido país foi descoberto, a exploração e a degradação do meio ambiente vem acontecendo. Quem nunca estudou que os portugueses vinham e levavam aos milhares ouro ou pau-brasil, desde cedo degradando nossas florestas e matas? Agora, mais de 500 anos depois, estamos pagando o preço de não termos tido o respeito necessário pela natureza.
Com a modernidade e a tecnologia, o consumo de energia cresceu ao extremo. Os desmatamentos continuam aumentando, principalmente na beira de rios e afluentes, onde essa vegetação impediria e ajudaria a evitar transbordamentos. Nas grandes cidades, a desordem urbana tem contribuído de forma evidente para esse caos. São ocupações e mais ocupações em lugares de risco e dentro de matas. O lixo é outro problema que precisa ser discutido, pois grande parte dos alagamentos que diversas cidades enfrentam nessa época são fruto do acúmulo de lixo nas ruas, o que impede o escoamento das águas pluviais e entope bueiros. Atualmente, vemos notícias relacionadas direta ou indiretamente à falta de atenção com o meio ambiente todos os dias nas manchetes dos jornais.
A situação está piorando mundialmente, é só ver a preocupação global com o derretimento das calotas polares e com o efeito estufa. O mundo precisa dar mais atenção e adotar medidas concretas para resolver e amenizar essa situação, que hoje é muito grave. Por outro lado, é necessário um forte investimento público, a fim de combater as ocupações irregulares, investir em saneamento básico e em obras de infraestrutura para evitar problemas. Se o homem não mudar seu comportamento rapidamente, a situação tende a piorar, pois a natureza está dando o troco depois de tanta exploração. Ainda é tempo de mudar esta realidade, mas antes de tudo precisamos de consciência e atitude frente a essas questões. O poder público precisará fazer sua parte, assim como toda a sociedade e seus segmentos.
O crescimento e o avanço tecnológico são necessários para qualquer nação e são vitais para o desenvolvimento das pessoas. Contudo, precisam caminhar lado a lado com a preservação ambiental e com o respeito pela diversidade da natureza. Quem sabe assim poderíamos ter evitado tragédias como a de Angra dos Reis, ou as enchentes em diferentes pontos do Rio cada vez que cai uma chuva mais forte. O meio ambiente merece respeito. Precisamos entender que, sem ele, a sociedade não sobreviverá. Só depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEBATES